sábado, 21 de maio de 2011

Comunicadores pela reforma agrária

Estreou na última quinta-feira o blog da rede de comunicadores em apoio à reforma agrária e contra a criminalização dos movimentos sociais. Está foi uma das decisões da reunião de montagem da rede, que ocorreu na semana passada na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e que teve a presença de cerca de 100 pessoas, entre jornalistas, radialistas, blogueiros, estudantes e radiodifusores comunitários. Um dos objetivos editoriais do blog é acompanhar os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), instalada no final do ano passado por imposição da bancada ruralista que visa criminalizar os que lutam por terra no país. A nova página também servirá para divulgar experiências bem-sucedidas de reforma agrária, de assentamentos rurais e de agricultura familiar, que a mídia privada omite. Ela terá sessões fixas, como os raios-x do latifúndio, impactos do agronegócio, quem apóia a reforma agrária, entre outras. A primeira publicação, ocorrida em 10 de março, é justamente do Manifesto de lançamento da rede. O manifesto inicia descrevendo o caráter do grupo que se organizou, assim como os objetivos da rede organizada: "Está em curso uma ofensiva conservadora no Brasil contra a reforma agrária, e contra qualquer movimento que combata a desigualdade e a concentração de terra e renda. E você não precisa concordar com tudo que o MST faz para compreender o que está em jogo." A primeira notícia publicada no blog foi em 16 de março, cinco dias após a sua formação, sob o título "Embaixo da lona preta". O endereço do blog da reforma agrária é http://www.reformaagraria.blog.br. Vermelho (www.vermelho.org.br)
Habitação
A fase dois do programa "Minha Casa, Minha Vida" deverá prever a construção de dois a três milhões de novas residências no país, informou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), Paulo Safady Simão na última quinta-feira. Segundo ele, que participa das discussões sobre o tema com o governo, os estudos consideram uma duração de quatro anos para a nova etapa, de 2011 a 2014. O "Minha Casa, Minha Vida 2" deve ser mais ambicioso, beneficiando de forma mais ampla as famílias com renda até três salários mínimos. Segundo Safady, pelo menos 50% das unidades serão destinadas a essa faixa de renda. Porém, o volume pode chegar a 75%.

Até Serra elogia
Entre elogios ao governo Lula, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), falou abertamente pela primeira sobre sua candidatura à presidência. Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, o tucano confirmou que o anúncio oficial será no começo de abril. Diante do sucesso da gestão do presidente Lula e da falta de discurso da oposição, ele soltou: "O Lula fez dois mandatos, está terminando bem o governo. O que nós queremos para o Brasil? Que continue bem e até melhore".

Até o Ibope reconhece
Até o Ibope registrou o crescimento da popularidade da ministra Dilma Rousseff, mesmo faltando alguns meses para iniciar a campanha. Segundo o instituto, a diferença entre a ministra e o governador de SP, José Serra, que era de 21 pontos em dezembro, despencou 16 e agora é de apenas 5 pontos. Ela saltou de 17% em dezembro para 30% em março e Serra caiu de 38% para 35% no mesmo período.



Postado no blog do Crispiniano Neto:  21 de março de 2010

Aonde anda a lei 286 de Incentivo a cultura?

  • Os artistas santacruzenses ainda esperam pela boa vontade da secretaria municipal de cultura de Santa Cruz para ver a Lei 286 ser colocada em prática;
  • Várias reuniões já aconteceram e a promessa de reconhecer o conselho municipal de cultura ainda é esperada;
  • até quando os artistas e grupos de Santa Cruz vão dar o seu grito de liberdade, pois enquanto não houver o conselho instalado e  a  lei 286 funcionando, vamos comtinuar vendo os recursos do município serem investidos em bandas de borra cueca... ainda tem artista que gosta viu??? Santa inconciência e muito mal gosto;

Nós que fazemos a Companhia Teatral Arte Viva que desde a década passada lutamos pela legalização da Lei 286 continuamos na espera...até quando arteiros????

LEI MUNICIPAL 286 JÁ:

PELO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
PELO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA.
PELA NOSSA VOZ NAS POLÍTICAS DE CULTURA .

Informações do Ministério da Cultura



Quarta-feira, 18 de maio de 2011

Errata: Comunicamos que erramos na publicação do período referente ao Plano Plurianual que está sendo debatido pelos membros do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), na seção “Últimas Notícias” doboletim enviado no dia 11 de maio de 2011. A referência correta é 2012-2015.


Últimas notícias:

- O Recife sediou o 9º Encontro Rumo à Cidadania Cultural, promovido pela Secretaria Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, no último dia 17, com a participação da secretária Marta Porto. Nesta quarta-feira (18), o diretor do Programa Cultura Viva, César Piva, visitou centros culturais de Olinda. Saiba mais: http://culturadigital.br/mincnordeste/

- Nos dias 21 e 22 de maio, a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura promove, no município de Cachoeira (BA), a primeira edição dos Diálogos Brasil Audiovisual. O projeto prevê uma série de encontros com realizadores, produtores e outros agentes do segmento para discutir as políticas direcionadas ao Audiovisual. Saiba mais no nosso blog: http://culturadigital.br/mincnordeste.

- Nesta quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou do lançamento do Guia Brasileiro de Museus. O evento aconteceu no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.

- MinC realiza o Seminário A Modernização da Lei de Direitos Autorais: contribuições finais para o APL,em Brasília, nos dias 31 de maio e 1º de junho, para finalizar a elaboração do Anteprojeto de Lei. As inscrições estão sendo feitas no http://www.cultura.gov.br. Mais informações através do número (61) 2024-2640 ou pelo e-mail direito.autoral@cultura.gov.br.

- Serão retomados em 2011 os cursos de nivelamento à distância e a fase avançada do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O Programa é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Itaú Cultural (IC). Leia a matéria na íntegra aqui.

- A Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura publicou, na última segunda-feira (16), o resultado final do edital Microprojetos para Territórios de Paz. A lista contempla 748 projetos de todo o país. Acompanhe aqui.

GERAL

Semana Nacional dos Museus no Nordeste

Na região Nordeste, 228 museus e instituições culturais estão participando, até 22 de maio, da 9ª Semana Nacional de Museus. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), em parceria com estabelecimentos que oferecem programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Museu (18 de maio). A iniciativa envolve, em todo o país, mais de três mil instituições museológicas, que oferecem exposições, cursos, seminários, oficinas, visitas mediadas, além de manifestações e apresentações artísticas em museus e instituições culturais cadastradas. Confira o que acontece na sua cidade no http://culturadigital.br/mincnordeste.

1º Festival Virtual Cine Brasil Plural

As inscrições para o 1º Festival Virtual Cine Brasil Plural estão abertas até o dia 30 de julho de 2011. O festival tem como objetivo incentivar o cinema digital usando novas plataformas por meio de centros de exibição. A primeira edição será nos meses de agosto, setembro e outubro e serão aceitos curtas digitais nacionais que contenham no mínimo 70% de seu conteúdo em animação e sonorizado. Saiba mais: http://1festivalvirtualcinebrasilplural.blogspot.com.

Festival de Inverno de Garanhuns 2011

A Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do estado (Fundarpe), irá selecionar atividades para compor a programação do 21º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece de 14 a 23 de julho de 2011. O edital prevê o recebimento de propostas de oficinas, shows, cortejos, apresentações, performances, intervenções, espetáculos, palestras, exposições, mostras, encontros, entre outras. As propostas deverão ser entregues ou postadas para a Fundarpe até o dia 31 de maio. O edital e formulários de inscrição estão disponíveis no site www.fundarpe.pe.gov.br.

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

O XVIII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga está com as inscrições abertas para grupos e companhias de teatro de todos os estados do Nordeste. O evento tem como objetivo a valorização da diversidade e da produção teatral nordestina. O Festival irá acontecer no município de Guaramiranga – Ceará, no período de 03 a 10 de setembro. O prazo para inscrição será até o dia 30 de junho. Clique aqui para conhecer o regulamento.

Bolsa de Publicações Regina Lacerda – Folclore

A Prefeitura Municipal de Goiana, através da Secretaria Municipal da Cultura, abriu inscrições para o concurso Bolsa de Publicações Regina Lacerda – Folclore. O objetivo da iniciativa consiste em premiar três áreas, são elas: estudo inédito em forma de monografia, sobre manifestações culturais de temáticas folclóricas brasileiras em poesia, narrativa, teatro popular ou artesanato folclóricos; estudos inéditos em forma de monografia sobre música folclórica; estudo inédito em vídeo sobre folclore. As inscrições vão de 16 a 30 de junho de 2011. Para mais informações clique aqui.

Edital para Festival de Teatro e Dança
A Caixa lançou esta semana a seleção para patrocínios de projetos de festivais de teatro e dança que acontecerão em todo o território nacional, no período de janeiro a dezembro de 2012. O objetivo do edital é incentivar e promover a circulação do teatro e da dança, de fomentar o intercâmbio de ideias, e de promover a inclusão social e do desenvolvimento humano. A inscrição será feita unicamente via internet pelo site www.caixa.gov.br/caixacultural, até o dia 17 de junho.

Projeto Outras Histórias

O Projeto Outras Histórias, do grupo teatral baiano A Outra Companhia, realiza apresentações de espetáculos, seminários e oficinas em Salvador, nos dias 18 e 25 de maio, em Natal, entre os dias 26 e 29 de maio, e Fortaleza, de 06 a 09 de junho. Contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010, a iniciativa pretende fomentar o teatro promovendo apresentações e atividades complementares nas áreas de formação, pesquisa, intervenção, memória e registro. Mais informações: (71) 3083-4617 ou aoutra@gmail.com.

Enecult 2011

O Encontro de Estudo Multidisciplinares em Cultura (Enecult) acontecerá esse ano em Salvador/ BA, no período de 3 a 5 de agosto de 2011. O evento promove a interlocução entre centenas de pesquisadores, professores, estudantes universitários e profissionais vinculados ao campo cultural, através da exposição de estudos em cultura realizados no país e na Ibero-América, nas mais diversas áreas do conhecimento. As inscrições para participação do evento estão abertas até o dia 30 de junho. Para mais informações, acesse: http://www.enecult.ufba.br/.

ALAGOAS

VII edição do projeto “Quinta no Arena”

Estão abertas as inscrições para a VII edição do projeto “Quinta no Arena”, em comemoração ao dia alagoano do teatro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), localizada no Teatro Deodoro, na praça Deodoro, S/N, em Maceió, até o dia 27 de maio, das 9h às 18h. O evento terá o total de 20 apresentações, que acontecerão entre o dia 07 de julho e 17 de novembro de 2011. Clique aqui e saiba mais.


BAHIA

Exposição Circuito Arqueológicos

Está sendo realizada, na Chapada Diamantina, a exposição itinerante Circuitos Arqueológicos. Ao todo, são 60 peças, dentre fotografias, documentos antigos, painéis de pinturas rupestres e mapas de roteiros de visitação para turistas. Até o próximo dia 28, a mostra permanece em cartaz no município de Seabra. As cidades de Palmeiras e Lençóis participam da programação. A iniciativa é da Universidade Federal da Bahia e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia. Veja aqui.


CEARÁ
Gravura cearense

Nesta quinta-feira (19), às 16h, será inaugurado o 1º Salão da Gravura da Casa de Thomaz Pompeu, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, em Fortaleza. O Salão reúne 19 peças e pretende fomentar a gravura cearense. A programação é aberta ao público. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 27 de agosto. Saiba mais aqui.


MARANHÃO

Convocatória de artistas
Até esta quinta-feira, 19 de maio, a Fundação Municipal de Cultura de São Luís está convocando artistas selecionados no 2º Salão das Artes Plásticas. De acordo com o cronograma das atividades, a chamada solicita entrega de obras para a comissão organizadora do evento, na Oficina Escola. Ao todo, são 54 obras participantes, distribuídas nas áreas de pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e performances. A abertura do Salão está marcada para o dia 26 de maio. A Oficina Escola está localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n, Praia Grande. Acesse: http://funcsl.wordpress.com/.


PARAÍBA

III Mostra de Teatro de Grupo

A III Mostra de Teatro de Grupo, que irá acontecer no período de 23 a 28 de maio, no centro histórico de João Pessoa, terá programação gratuita. Patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa CAIXA de Apoio a Festivais de Teatro e Dança e pelo Fundo Municipal de Cultura, esta edição será dedicada ao Teatro de Rua. A abertura do evento será no dia 23 de maio com a estréia do espetáculo Flor de Macambira, nova montagem do grupo “Ser tão Teatro”. Acesse o site e veja a programaçãohttp://www.sertaoteatro.com.br/mostra.

IV Mostra Interestadual do Cinema Paraibano

Acontece até esta sexta-feira, 20 de maio, a IV Mostra Interestadual do Cinema Paraibano – PB/RJ no auditório do Centro de Educação (CE) e no Mini-Auditório do SESC-PB. A mostra é uma das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do Projeto Cinestésico, coordenado pela Professora Dra. Virgínia de Oliveira Silva, e vinculado à linha de pesquisa linguagens audiovisuais, formação cidadã e redes de conhecimento do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Participação Cidadã do Programa do Pós-Graduação em Educação e ao Centro de Educação da UFPB. Para saber mais: http://projetocinestesico.blogspot.com/.

Circo-Teatro no interior paraibano

A Trupe de Circo-Teatro Arlequin realiza três apresentações nos dias 20 e 21 de maio, no interior paraibano. O espetáculo Circo Arlequin – Arte Retirante está sendo promovido pelo Banco do Nordeste do Brasil nos municípios de São José de Piranhas, dia 20, às 19h30, Marizópolis, dia 21, às 10h, e Cajazeiras, dia 21, às 19h30. Confira: http://www.trupearlequin.blogspot.com/.

PERNAMBUCO

CineClube Florestano

O CineClube Florestano, neste mês de maio, terá mais um ponto de exibição na cidade de Floresta, que será no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, o IF Floresta. Após a abertura da exibição, às 19h, do dia 24 de maio, o assistente social do IF, Tom Campos, fará um pequeno debate com o público presente sobre o filme apresentado. Clique aqui para mais informações.

Turismo Étnico nas Comunidades Tradicionais de Terreiros Quilombolas

O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Cepir) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) lançaram o projeto “Turismo Étnico nas Comunidades Tradicionais de Terreiros e Quilombolas”. A iniciativa tem como foco desenvolver de maneira sustentável o turismo étnico no estado de Pernambuco. Aproximadamente 75 terreiros e 20 comunidades quilombolas serão incluídos nesse projeto no Estado. Clique aqui e saiba mais.


PIAUÍ

Cultura e Cidades é tema de curso em Teresina
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) oferece o curso Cultura e Cidades, na capital piauiense, no período de 30 de maio a 4 de junho. A proposta das aulas, realizadas em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste, é discutir como a cultura pode desenvolver as cidades. As aulas, ministradas por Stefano Florisssi, são gratuitas e voltadas para gestores e produtores culturais, artistas, economistas, arquitetos, filósofos e demais interessados no tema. Informações: (81) 3073-6659 / www.fundaj.gov.br/cadif /cadif@fundaj.gov.br.

São João da Parnaíba

Foi divulgado pela Prefeitura de Parnaíba o edital para a realização da 14º edição do Arraial São João da Parnaíba. As inscrições são gratuitas e acontecerão até o dia 27 de maio, das 8h às 13h, na Secretaria de Cultura, localizada no castelinho ao da Praça Mandu Ladino. Para realização do cadastro é necessária a apresentação de fotocópias legíveis da identidade, CPF e comprovante de residência. O São João da Parnaíba acontecerá de 24 de junho a 2 de julho. Clique aqui para mais informações.


RIO GRANDE DO NORTE

Edital para o Projeto Seis e Meia

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto, lançou o edital para contratação de empresas de produção cultural para o Projeto Seis e Meia e para apresentações artísticas em agosto. As empresas contratadas ficarão responsáveis pelo Projeto Seis e Meia e pela produção cultural de shows durante o mês de agosto. Dúvidas poderão ser esclarecidas através dos telefones: (84) 3232-5337/3232-5306, Fax 3232-5305, no horário das 8h às 13h. Os documentos necessários para inscrição estão disponíveis no site: www.rn.gov.br.


SERGIPE

V Semana Sergipana de Dança

Exposições, espetáculos e mesas redondas compõem a programação da V Semana Sergipana de Dança, que teve início nesta quarta-feira, 18 de maio, e segue até o dia 22. Destaque para as atividades de formação, que tiveram início ainda no início de maio, no intuito de estimular novas experiências para os bailarinos e coreógrafos. As próximas etapas acontecerão no dia 29 de maio, com a Cubos Companhia de Dança, que irá ministrar a oficina ‘Brincando com o corpo’. Já no dia 05 de junho, a Espaço Liso Cia. de Dança, leva a oficina ‘Texto Corporal’, para os bailarinos de Sergipe. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia de cada oficina respeitando o limite de 30 vagas por turma. A programação completa está disponível no www.divirta.se.gov.br.


Prêmios e Editais

- VIII Festival de Inverno da Serra da Meruoca, inscrições até 27 de maio de 2011.
- Festival Acauã de Música Popular, inscrições abertas até 28 de maio de 2011.
- Itaú Cultural – Rumos Artes Visuais 2011-2013, inscrições até 29 de maio de 2011.
- Prémio Fernão Mendes Pinto, inscrições até 30 de maio de 2011.
- Festival Mulher em Cena, inscrições até 30 de maio de 2011.
- Programação Cultural do Banco do Brasil, inscrições até 31 de maio de 2011.
- Prêmio Itaú-Unicef, inscrições até 31 de maio.
- Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural, inscrições até 10 de junho de 2011.
- Festival Guarnicê de Cinema, inscrições até 10 de junho.
- Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, inscrições até 15 de junho. 
- Fundação Telefônica, inscrições até 30 de junho de 2011.
- Itaú Cultural – Rumos Educação, Cultura e Artes 2011-2013, inscrições até 30 de junho de 2011.
- 24º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, inscrições até 08 de julho de 2011.
- Prêmio Vivaleitura 2011, inscrições até 20 de julho de 2011.
- Cine Congo 2011, inscrições até 25 de julho de 2011.
- Itaú Cultural – Rumos Jornalismo Cultural 2011-2012, inscrições até 15 de julho de 2011.


Expediente RRNE/MinC:

Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura

Chefe da Representação: Fábio Lima
Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife
Recife – Pernambuco – CEP 50030-170
Tel: (81) 3194.1300
nordeste@cultura.gov.br

Atendimento para Lei Rouanet na sede da RRNE MinC, ou pelos emails:

Andréa Pereira: andrea.lima@cultura.gov.br / (81) 3194.1305
Sonia Maria: sonia.maria@cultura.gov.br | (81) 3194.1309
Jorge Edson Garcia: jorge.garcia@cultura.gov.br | (81) 3194.1313

Assessoria de Comunicação:

Maíra Brandão: Assessora
Daniel Lamir: Estagiário
Maria Júlia Vieira: Estagiária
Tel: (81) 3194.1311
ascom.minc.ne@gmail.com

Chico César enaltece cultura popular na Paraíba





















Chico César, cantor e compositor



O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Chico César, emitiu nota, esclarecendo que o objetivo do Governo não é proibir ou impedir que eventos sejam organizados com tendências musicais diversas, mas sim, direcionar os recursos públicos para incentivar o fortalecimento e o resgate da cultura paraibana e nordestina.

Abaixo segue na íntegra a nota do secretário:
Tem sido destorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição.


São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava “Zezé cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”.


Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.

Chico César
Secretário de Estado da Cultura

Fonte: rede de e-mail da ANEPS/RN

Como faço para usar a Lista de leitura do Blogger?

Como faço para usar a Lista de leitura do Blogger?