sábado, 16 de julho de 2011

Programadora Brasil reabre inscrições para filmes e vídeos



Entre 14 de julho e 15 de agosto de 2011, pessoas físicas ou jurídicas, representantes de filmes e vídeos com duração mínima de cinco (5) minutos e máxima de trinta (30) minutos, poderão inscrevê-los acessando o site da Programadora Brasil. As obras podem ser de qualquer gênero e ano de realização, desde que possuam o CPB – Certificado de Produto Brasileiro, emitido gratuitamente pela Ancine – Agência Nacional de Cinema (www.ancine.gov.br)

O processo não é válido para episódios de séries realizadas para TV. As obras cadastradas em edições anteriores e que ainda não foram convidadas para integrar o catálogo não devem ser reinscritas, pois estes títulos continuam fazendo parte do banco de dados e ficam disponíveis para os curadores assim como os novos inscritos.

A Secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, anuncia a reabertura das inscrições destacando o caráter de continuidade da Programadora Brasil. Para ela, “a iniciativa consolidou-se, para o realizador brasileiro de filmes e vídeos, como uma importante oportunidade de circulação de suas obras”. Ana Paula Santana acrescenta que “ao abrir inscrições para o cadastramento de filmes, o programa democratiza a inclusão de títulos no seu catálogo e dá oportunidade para que todos os interessados disponibilizem as informações e formalizem essa intenção”.

Ana Paula destaca também a atenção especial na curadoria de conteúdo voltado ao público infantil. Para ela, “o cinema infantil nacional deve ser definitivamente entendido como política pública. Perene e consistente. E a Programadora Brasil tem correspondido a este norte lançando continuamente em seu catálogo títulos para esse público.”

A experiência do programa confirma a grande demanda por filmes voltados para a infância. Cerca de 35% das sessões informadas pelos associados contam com um público predominantemente infantil e em faixa escolar. A cultura qualifica a educação, o que, para a Secretaria, possibilita, por exemplo, a formação de uma infância mais crítica e reflexiva.

Atualmente, são cerca de 1500 pontos de exibição audiovisual associados à Programadora Brasil. Eles estão em mais de 800 municípios brasileiros, nas 27 unidades da federação, e podem ter acesso a 700 filmes e vídeos nacionais. Até o final do ano, mais 125 filmes serão lançados, organizados em 41 novos programas/DVDs.

Para que seu(s) filme(s) faça(m) parte do banco de dados da Programadora, o responsável deve ler atentamente o regulamento disponível no link www.programadorabrasil.org.br/inscreva_seu_filme/, e concordando com as condições, preencher a ficha de informações do filme e encaminhar uma cópia da obra em DVD, até o dia 15 de Agosto de 2011, para a Cinemateca Brasileira, aos cuidados da Coordenação de Programação e Produção da Programadora Brasil, no endereço: Rua Capitão Macedo, 580, Vila Clementino / CEP 04021-020 - São Paulo – SP. Os títulos ficarão disponíveis para a consulta da comissão de curadoria.

SERVIÇO:
Inscrições de obras audiovisuais de até 30 minutos para inclusão no acervo da Programadora Brasil
Data: 14 de Julho a 15 de Agosto de 2011
Visite a página da Programadora Brasil no Facebook clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário