sexta-feira, 1 de julho de 2011

Professores da rede pública do RN participaram 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Momento em que as professoras apresentam suas experiências
 
Nos dias 14 e 15 de junho representantes do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, Secretaria Municipal de Educação de Natal e de cinco escolas ligadas à Rede Potiguar de Escolas Leitoras, participaram do 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens e Seminário de Literatura Infanto Juvenil, no Rio de Janeiro/RJ. Com o objetivo de divulgar as experiências e aprendizados obtidos a partir do Concurso Escola de Leitores.
Uma comitiva composta por 15 pessoas, dez destas representaram as vencedoras do Concurso, escolas estaduais Clara Camarão, Hegésippo Reis, Isabel Gondim, Stella Gonçalves e Maria Cristina; dos municípios de Natal e Parnamirim e levou uma reflexão sobre o fortalecimento da identidade escolar e como a promoção da leitura literária deve se dar de forma coletiva, sendo responsabilidade não só das escolas como também de toda comunidade.
A professora e coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da educação (IDE), Cláudia Santa Rosa fez uma apresentação com o tema “Aprendizagens da Instituição Formadora”, a professora Angélica Vitalino representou as escolas com o texto “Aprendizagens das Escolas Vencedoras” e a professora Tânia Leiros representou a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, abordando as “Repercussões do Concurso Escola de Leitores para a Educação do Estado do Rio Grande do Norte”.

 
Inscrições para 7ª edição do Concurso Ler e Escrever vão até julho
 
Pensamentos de crianças, jovens e adultos são fontes de conhecimentos. E que melhor forma de expressá-los, senão através da escrita? Por isso, com objetivo de incentivar o hábito da leitura e a expressão autoral através da escrita, o Instituto Ecofuturo, em parceria com o IDE, está promovendo o concurso cultural "Ler e Escrever", com premiação para os 60 melhores autores.

Com o tema Vamos Cuidar da Vida, a sétima edição do concurso traz umanovidade: profissionais dos espaços de leitura (bibliotecários auxiliares de biblioteca e promotores de leitura) podem participar. O concurso abre espaço para a produção de textos de qualquer natureza (poesias, memórias, cartas, diálogos, páginas de diário, narrativas, artigos e outros). As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de julho, através do site ecofuturo.org.br/concursocultural.
 
Cresce a adesão ao “Manifesto por um RN de leitores”
Assinaturas de adesão ao Manifesto são recolhidas por alunos
 
Uma escola inteira mobilizada com carro de som na rua e alunos recitando poesias, postos de coleta de assinaturas nos locais mais movimentados da comunidade da Guarita, grupos de alunos percorrendo as casas, coletando assinaturas em prol da leitura. Assim foi a campanha promovida pela Escola Estadual Stella Gonçalves dando continuidade ao movimento “Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores”, campanha executada pelo IDE. A mobilização foi realizada durante toda manhã de sexta-feira (20).

Segundo Maristela Costa, professora mediadora do projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras e organizadora da campanha, "A leitura é ponto de partida para o conhecimento e fundamental para a formação de uma visão crítica nos estudantes, fazendo com que eles não se deixem levar pela gama de atores políticos". Ao ser questionado sobre a atuação dos professores em relação a promoção da leitura, foi categórica " É obrigação e dever de todos os educadores se empenharem em colocar em prática as leis que promovem o ato de ler nas escolas públicas", disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário