quarta-feira, 29 de junho de 2011

JANDUÍS - BALAI DE ARTES ESTRÉIA NORDESTINOS EM PRAÇA PÚBLICA

O grupo Cultural Balai de Artes estréia o espetáculo "NORDESTINOS". O espetáculo narra a história do NORDESTINO Antonio Cachete que sai do seu sertão rumo ao sul buscar melhores condições de vida, no desenrolar da história a personagem principal percebe as realidades e diferenças entre o seu povo e os do sul, aprendendo a valorizar as suas raízes.

O ESPETACULO ABORDARÁ A MIGRAÇÃO DE NORDESTINOS PARA O SUDESTE DO PAIS, FOCANDO NA VALORIZAÇÃO DAS NOSSAS TRADIÇÕES E CULTURA.


A migração nordestina, ou seja, de habitantes do Nordeste do Brasil para outras regiões do país, teve grande relevância na história da migração no Brasil desde a época do Império de D. Pedro II. Com o início do Primeiro Ciclo da Borracha em 1879, os nordestinos migraram para a Amazônia, fato que se repete com o Segundo Ciclo da Borracha durante a Segunda Guerra Mundial. Com o auge da industrialização no Brasil, entre as décadas de 1960 e 1980, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa. As capitais destes estados tornaram-se "terras de oportunidades".
Entre as décadas de 1980 e 1990 o fluxo migratório para o Sudeste diminuiu e surgiram também migrações para a região do Distrito Federal e e mais uma vez para o Amazonas.
Com a melhoria estrutural de outras regiões do Brasil, somada aos problemas que surgiram nas grandes cidades por causa da superpopulação, a migração nordestina diminuiu consideravelmente. Apesar de o Rio de Janeiro e São Paulo continuarem sendo importantes pólos de atração, a migração "polinucleada" tornou-se mais evidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário