quarta-feira, 22 de junho de 2011

II FESTIVAL DE TEATRO POPULAR
 JOGOS DE APRENDIZAGEM

De 22 de junho a 2 de julho acontecerá em Porto Alegre o II Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem com espetáculos, mostra de processos de criação,  oficinas e debates. O Festival tem como eixo principal focar a atividade teatral que vem sendo desenvolvida nas principais escolas de teatro da cidade e contribuir para a discussão sobre a formação do ator nos seus princípios estéticos e éticos. O Festival será realizado em diversos espaços da cidade – Teatro do SESC, Teatro de Câmara Túlio Piva, Terreira da Tribo, Centro Cultural Esportivo Ferroviário/Ferrinho no bairro Humaitá, Associação de Moradores Núcleo Esperança I no bairro Restinga, Parque da Redenção e Sanatório Partenon. Toda programação é gratuita e aberta ao público em geral. O Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é uma realização da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e do SESC/RS.

O Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é fruto do trabalho que a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desenvolve em diferentes bairros de Porto Alegre. Desde 2004 acontece a Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem resultado do processo pedagógico colocado em prática pela Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. O batismo Jogos de Aprendizagem do Festival provém de um conceito da teoria da Peça Didática de Brecht. Ao traduzir o termo Lehrstück para o inglês, Brecht  usou a denominação learning play, ou seja, jogo de aprendizagem. O acento na atitude ativa do aprendiz é acentuado, em detrimento do ensinamento catequético, ou da lição a ser aprendida. Podemos aproximar a teoria da Peça Didática aos preceitos pedagógicos mais radicais como aqueles de Paulo Freire e Vygotski.
Para o Festival de Teatro Popular deste ano a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz traz a Porto Alegre dois grupos que são referências latino-americanas na formação do ator e no Teatro Político – o Grupo Malayerba, o coletivo teatral mais importante do Equador e a Companhia do Latão de São Paulo com sua pesquisa sobre o teatro dialético. Estão na programação do Festival os espetáculos “El Agitado Paseo Del Señor Lucas”  apresentando  a proposta de teatro popular do Malayerba, “Ópera dos Vivos” o novo espetáculo da Companhia do Latão, “A Morte nos Olhos”, “A Memória Ferida” e “Na Outra Margem” trilogia da Companhia Estupor de Teatro da Bahia, "O Amargo Santo da Purificação" do Ói Nóis Aqui Traveiz, "O Monólogo de Judas" da Cooperativa de Atores de Alegrete e Cine Teatro Caixa de Sapato, além dos processos de criação das principais escolas de formação de atores da cidade: Curso de Graduação em Teatro do DAD/UFRGS, Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA), Centro de Pesquisa Teatral do Ator (CPTA), Depósito de Teatro e Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. Também serão realizados o painel “A Formação do Ator”, o lançamento da edição número dez da "Cavalo Louco"  Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz,  e as oficinas “Voz para o Teatro” e “Organizações de Grupos Teatrais em Cooperativa” com Cia Estupor de Teatro, “Dramaturgia Teoria e Prática” com a dramaturga baiana Dinah Pereira e workshop com a Companhia do Latão.

--
Marta Haas
martitahaas@gmail.com
(51) 9893.1319

Nenhum comentário:

Postar um comentário