quinta-feira, 23 de junho de 2011




Quarta-feira, 22 de junho de 2011
Informe: Devido ao feriado nacional de Corpus Christi (23 de junho) e da Lei Municipal número 9.777 de 6/6/1967, da Prefeitura do Recife, que determina feriado no dia 24 de junho - Dia de São João, a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura não funcionará nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24 de junho, respectivamente. Retornaremos nosso expediente normalmente na próxima segunda-feira (27). Desejamos a todos e todas um ótimo São João!

Últimas notícias:
- Vitor Ortiz, secretário Executivo do Ministério da Cultura, cumpriu agenda em Sergipe, nos dias 17 e 18 de junho. Na visita, participou do lançamento do Fórum de Políticas Culturais. Saiba mais no http://www.cultura.gov.br.

- Foram abertas esta semana as inscrições para a Ordem do Mérito Cultural 2011. A condecoração, que este ano homenageia a escritora Pagu, ícone do Modernismo brasileiro, é o reconhecimento do Governo Federal ao desempenho de personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira.

- Cultura no Mundo do Trabalho é o nome do projeto que está sendo elaborado pelo MinC visando promover condições de acesso do trabalhador à cultura no próprio ambiente de trabalho. A proposta foi apresentada a instituições sindicais representantes dos trabalhadores rurais e urbanos esta semana. Outras duas reuniões estão agendadas para os dias 27 e 29 de junho. Saiba mais aqui.

- O Ministério da Cultura promove, na próxima terça-feira, 28 de junho, o Seminário de Economia Criativa: uma estratégia de desenvolvimento econômico-sociocultural sustentável, dirigido aos servidores do Sistema MinC e convidados do setor cultural e da área acadêmica. Veja mais informações aqui.

GERAL
Fale com o MinCPara quem ainda não está a par, vale reforçar a informação sobre os novos canais de comunicação do Ministério da Cultura. O novo sistema para que o usuário entre em contato com o MinC, o Fale com a Cultura, gera um número de protocolo, possibilitando melhor controle das solicitações e prazos para respostas. Questões específicas sobre incentivo fiscal (Lei Rouanet), Fundo Nacional da Cultura (FNC), Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural e Programa de Capacitação em Projetos Culturais devem ser enviadas para a Central de Atendimento ao Proponente da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), aqui. O usuário também pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Proponente da SEFIC por telefone, no número (61) 2024-2082, ou presencialmente, no endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco B, Térreo, Brasília/Distrito Federal. Para saber mais, acesse: http://www.cultura.gov.br/site/fale-com-o-ministerio.

IX Festival Paraibano de CorosEstão abertas as inscrições para o IX Festival Paraibano de Coros – FEPAC, que será realizado de 09 a 12 de novembro. O Festival, que tem a coordenação de Eduardo Nóbrega, não é competitivo e visa difundir a arte do Canto Coral no Brasil, além de incentivar o intercâmbio cultural entre os participantes. As inscrições poderão ser feitas até o dia 01 de setembro pelos correios ou pela internet no site: www.festivalparaibanodecoros.com.br.

Festival TR3S.MINUTOSAs inscrições para o TR3S.MINUTOS – 1º Festival Sergipano de Micrometragens estão abertas. Poderão participar do evento filmes gravados exclusivamente com tecnologia digital e que deverão ter, no mínimo 30 segundos, não podendo ultrapassar três minutos de duração. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site: www.tresminutos.org. Para baixar o regulamento clique aqui.

II Seminário Enlaçando SexualidadesO II Seminário Enlaçando Sexualidades abriu inscrições. O evento tem como objetivo objetivo reunir, difundir e construir conhecimento interdisciplinar sobre as sexualidades, tendo como principais objetos de enlaces as temáticas de Direito, Relações Etnorraciais, Educação, Trabalho, Reprodução, Diversidade Sexual, Comunicação e Cultura. As inscrições e as propostas de trabalho poderão ser feitas e enviadas até o dia 6 de julho. Clique aqui e veja o regulamento.

VI Edição do Comunicurtas UEPBO prazo para inscrição de trabalhos para a VI Edição do Comunicurtas – Festival Audiovisual de Campina Grande, será até o dia 30 de junho, sem prorrogação. O Festival, que será realizado de 29 de agosto a 03 de setembro, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, é uma realização do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba. Os interessados em participar do evento, que visa o reconhecimento dos profissionais da publicidade, do telejornalismo e envolvidos no audiovisual de forma geral, podem optar por cinco mostras competitivas. Mais informações: www.comunicurtas.com.br.

Inscrições abertas para o 2º DOC FuturaO Canal Futura recebe até o dia 15 de julho inscrições para o 2º DOC Futura, processo seletivo que selecionará o projeto de um documentário, com até 52 minutos, para co-produção e exibição. A iniciativa busca projetos com assuntos relacionados aos direitos humanos. O ganhador receberá o valor máximo de R$ 110 mil. A relação dos projetos selecionados será divulgado no dia 29 de julho. Clique aqui para mais informações.

ALAGOAS
Desfile de carroças enfeitadas
A Carroceata – desfile de carroças enfeitadas da Escola Margarita Palmerinda – acontece nesta quarta-feira (22), no povoado Pé Leve, localizado no município alagoano de Limoeiro de Anadia. No evento serão avaliados vários critério incluindo ornamentação, coreografia, criatividade e organização. A partir das 22h a noite será animada com apresentação de danças juninas, escolha da rainha da Carroceata e show musical com as bandas Face Nova e Doce Pecado.

BAHIA
Fundo de Cultura da Bahia
Foi divulgada a reabertura das inscrições para apoio a projetos através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, com algumas alterações. A novidade é que este ano o Fundo não vai apoiar projetos através de novos editais temáticos, mas de “Chamadas Públicas de Projetos”. As propostas culturais de todas as linguagens e tipos, da pesquisa à criação, da difusão ao intercâmbio, podem ser enviadas até o dia 29 de julho. Clique aqui e saiba mais.

13ª edição do Quarta que Dança

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) abriu as inscrições para a 13ª edição do projeto Quarta que Dança. O evento visa a difusão da dança em suas diversas vertentes e o incentivo à pesquisa e a produção coreográfica baiana. A iniciativa irá selecionar 15 projetos com temáticas livres. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de agosto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Para ter acesso ao edital ,acesse o www.funceb.ba.gov.br.


CEARÁ
Exposição “Vida da minha vida”
O Centro Cultural BNB – Fortaleza recebe a primeira exposição individual do artista Yuri Firmeza, “Vida da minha vida”. A exposição apresenta um conjunto de trabalhos inéditos, desdobramentos recentes de sua obra pouco conhecida pelo público. A iniciativa tem o apoio do Banco do Nordeste, e patrocínio da Secretaria de Cultura do Ceará, por meio do edital de Artes Visuais. O Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza fica na rua Floriano Peixoto, 941 – Centro. A entrada é gratuita e ficará em cartaz até o dia 31 de julho. Informações pelo telefone: (85) 3464-3108.


MARANHÃO
São João do Maranhão
A programação do São João do Maranhão – Bumba meu coração já começou, desde o dia 17 de junho. Até o dia 29 deste mês serão mais de duas mil apresentações, representando mais de 500 manifestações culturais. A programação envolve 13 espaços da capital maranhense, com sete atrações por noite. A programação completa está disponível no portal http://www.ma.gov.br/saojoaodomaranhao.

PARAÍBA
Projeto Fogueiras da CulturaA primeira edição do projeto Fogueiras da Cultura foi lançada no município de Catolé do Rocha, na Paraíba. Durante o mês de junho o evento percorrerá 12 municípios com a exibição de artistas e grupos paraibanos. A iniciativa é feita de acordo com as políticas de interiorização das ações culturais e democratização do acesso à cultura. O projeto tem a parceria do Banco do Nordeste do Brasil e da Associação Balaio Nordeste. Clique aqui e confira a programação.

PERNAMBUCO
Programação São João de CamaragibeComeça nesta quinta-feira (23) a programação do Arraiá na Vila São João 2011, em Camaragibe. A abertura será no palco principal, localizado na praça de eventos, a partir das 22h, com Adiel Luna e Coco Camará. Já no Palco Forró no Asfalto, a abertura fica por conta da banda Pé no Asfalto, às 21h. Dentre as atrações estão Nena Queiroga e Caju e Castanha, Beto Hortiz, Almir Rouche e o Quinteto Chinelo Velho. As atrações seguem até o dia 26 de junho. Informações: (81) 3484-2333 / (81) 3484-1843.

Mostra Boaventurança: um elogio da loucura
O SESC Casa Amarela recebe, até o final de julho, a mostra Boaventurança: um elogio da loucura. A exposição conta com trinta obras do artista baiano Boaventura da Silva, o Louco. São retratos de um universo místico da região do Recôncavo Baiano, permeados por interpretações do imaginário católico e dos orixás afro-brasileiros. A mostra fica em cartaz de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone: (81) 3267-4410.


PIAUÍ

I Mostra Cultural da UAB
Artesanato, apresentações culturais, literatura e vários cursos farão parte da programação da I Mostra Cultural da UAB de Pio IX, que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho. O evento visa o reconhecimento e a promoção das formas legítimas de sentir, pensar e agir do povo piauiense, colaborando na preservação dos grupos sociais fazedores de cultura do estado. Para saber mais: www.seduc.pi.gov.br.


RIO GRANDE DO NORTE
Arraiá do Café com Letras
Acontece neste sábado (25) o 1º Arraia do Café com Letras. O evento começará às 19h, no Espaço Pium Cultural, localizado na Av. Joaquim Patrício, 02 – Pium – Parnamirim. Além da praça de alimentação com comidas típicas, brincadeiras, pescarias, sorteio do balaio cultural, quadrilhas improvisadas e os trajes típicos, a programação contará com a apresentação da Quadrilha do Grupo de Jovens do Instituto de Pium de Cultura. Mais informações no (84) 9948-9453 / (84) 8123-3048 / (84) 8702-8250.


SERGIPE
MinC em parceria com Sergipe
O secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, foi recebido em Sergipe pelo governador Marcelo Déda para anunciar os pagamentos relativos a vários convênios mantidos com o Governo do Estado, dentre eles a aquisição de equipamentos para o Teatro Atheneu, ainda em reforma, e para o Cine Sala Brasil (antigo Cine Vitória). O valor dos investimentos é maior que R$ 2 milhões. Clique
aqui para ler a matéria completa.

Governo do Estado prepara evento para o dia 8 de julho
No dia 8 de julho Sergipe terá uma dupla comemoração: a emancipação política do Estado e a celebração da entrega oficial do diploma de Patrimônio Cultural da Humanidade à praça São Francisco, localizada no município de São Cristóvão. Para a comemoração, o Governo do Estado está preparando um evento que irá contar com a participação de grupos folclóricos, bandas filarmônicas e atrações musicais representarão a diversidade cultural sergipana. Clique
aqui e saiba mais.

Prêmios e Editais

- Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, inscrições até 15 de junho;
- Prêmio Itaú-Unicef
, inscrições até 15 de junho de 2011;
-
Edital para Festival de Teatro e Dança inscrições até 17 de junho de 2011;
- Edital para para Projetos de Inclusão e Cultura Digital - inscrições até 27 de junho de 2011;
- Festival de Cinema de Brasília - inscrições até 30 de junho de 2011;
-
Fundação Telefônica, inscrições até 30 de junho de 2011;
- Bolsa de Publicações Regina Lacerda – inscrições até 30 de junho de 2011;
- Itaú Cultural – Rumos Educação, Cultura e Artes 2011-2013, inscrições até 30 de junho de 2011;
- Encontro de Estudo Multidisciplinares em Cultura (Enecult) – inscrições até 30 de junho de 2011;
- Festival Nordestino de Teatro de Guaramirangainscrições até 30 de junho de 2011;
- Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul - inscrições até 30 de junho de 2011;
- Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia - inscrições até 30 de junho de 2011;
-
VII Curta Canoa - Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada - inscrições até 30 de junho;
- 24º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, inscrições até 08 de julho de 2011;
-
Janela Internacional de Cinema do Recife - inscrições até 13 de julho de 2011;
- DOCTV América Latina III - inscrições até 14 de julho de 2011;
- Curta Cinema - 20º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - inscrições até 15 de julho de 2011;
- Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro - inscrições até 15 de julho de 2011;
- Itaú Cultural – Rumos Jornalismo Cultural 2011-2012, inscrições até 15 de julho de 2011;
- Editais Funarte de ocupação para Artes Cênicas - inscrições até 15 de julho de 2011;
- Editais Funarte de ocupação Funarte para Música - inscrições até 18 de julho de 2011;
-
Prêmio Vivaleitura 2011, inscrições até 20 de julho de 2011;
- Editais Funarte de ocupação para Artes Visuais - inscrições até 22 de julho de 2011;
- Cine Congo 2011, inscrições até 25 de julho de 2011;
- ANIMAGE - III Festival Internacional de Animaçao de Pernambuco - inscrições até 29 de julho de 2011;
- 1º Festival Virtual Cine Brasil Plural – inscrições até 30 de julho de 2011;
-
III Festival do Filme Etnográfico do Recife - inscrições até 31 de julho;
- Prêmio Odair Firmino de Solidariedade - inscrições até 31 de julho de 2011;
-
I Mostra de Vídeo Brincantes - inscrições até 1º de agosto;
-
Edital Cultura Publicações - FJA (RN) - inscrições até 03 de setembro; - FestFilmes - Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro - inscrições até 31 de dezembro de 2011.

Expediente RRNE/MinC:
Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
Chefe da Representação: Fábio Lima
Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife
Recife – Pernambuco – CEP 50030-170
Tel: (81) 3194.1300
nordeste@cultura.gov.br

Atendimento para Lei Rouanet na sede da RRNE MinC, ou pelos emails:

Andréa Pereira: andrea.lima@cultura.gov.br | (81) 3194.1305
Sonia Maria: sonia.maria@cultura.gov.br | (81) 3194.1309
Jorge Edson Garcia: jorge.garcia@cultura.gov.br | (81) 3194.1313

Assessoria de Comunicação:

Jornalista Responsável: Maíra Brandão
Estagiários: Daniel Lamir e Maria Júlia Vieira
Tel: (81) 3194.131
0
divulgacao.ne@cultura.gov.br

Integre seu município ou estado ao Sistema Nacional de Cultura: http://blogs.cultura.gov.br/snc/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário