terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Plano Nacional de Cultura (diretrizes, estrategias e ações)

queremos infomar aos artistas e aos interessados em geral na arte do fazer cultural que iremos aproveitar o espaço deste blog para divulgarmos alguns capítulos do Plano Nacional de Cultura com o intuito de manter a classe informada do novo processo cultural que o pais vivência.




PLANO NACIONAL DE CULTURA:
DIRETRIZES, ESTRATÉGIAS E AÇÕES 

CAPÍTULO I – DO ESTADO
FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO
NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS CULTURAIS
INTENSIFICAR O PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS
E AÇÕES VOLTADAS AO CAMPO CULTURAL
CONSOLIDAR A EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CULTURA 

O Plano Nacional de Cultura está voltado ao estabelecimento de princípios, objetivos, políticas, diretrizes e metas para gerar condições de atualização, desenvolvimento e preservação das artes e das expressões culturais, inclusive aquelas até então desconsideradas pela ação do Estado no País. 
O Plano reafirma uma concepção ampliada de cultura, entendida como fenômeno social e humano de múltiplos sentidos. Ela deve ser considerada em toda a sua extensão antropológica, social, produtiva, econômica, simbólica e estética. 
O Plano ressalta o papel regulador, indutor e fomentador do Estado, afirmando sua missão de valorizar, reconhecer, promover e preservar a diversidade cultural existente no Brasil. 
Aos governos e suas instituições cabem a formulação de políticas públicas, diretrizes e critérios, o planejamento, a implementação, o acompanhamento, a avaliação, o monitoramento e a fiscalização das ações, projetos e programas na área cultural, em diálogo com a sociedade civil. 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Poesia Nossa de cada Dia...

E a sua atuação ganha algo do fazer do tecelão, algo
Artesanal. E também algo próprio do mostrar:
Que vocês estão sempre preocupados em facilitar
O assistir, em assegurar a melhor visão
Do que se passa – tornem isso visível! Então
Todo esse trair e enciumar e negociar
Terá algo de uma função cotidiana como comer,
Cumprimentar, trabalhar. (pois vocês não trabalham?) E
Vocês mesmos visíveis, como aqueles
Que os encenam.                                     

                                                                      Bertolt Brecht

FOTOS DO ESPETÁCULO "A TRAMA DO ASSUSTADO".










                                                                                            Fotos: Messias Domingos

IFORMATIVO DO ARTE VIVA...


Ser
 Trabalhador da cultura é estar inserido numa cena profissional extremamente dinâmica. A diversidade de linguagens, etnias e valores, a criatividade característica do povo brasileiro, faz de nossa cultura um mundo de alternativas simbólicas. No filme que produzimos, nas peças de teatro ao ar livre, nas exposições de arte, nas turnês por todo o país, no artesanato em sua oficina, muitas vezes investimos o próprio patrimônio sem nenhuma certeza de retorno financeiro. Esse investimento de risco é feito, muitas vezes, apenas pelo prazer de ver o nosso trabalho realizado, reconhecido e aplaudido. Contudo, ao longo da nossa vida, necessitamos de segurança para fazer melhor o nosso trabalho e criarmos com a liberdade que esse trabalho requer. Se até então não se preocupávamos com isso, agora é preciso planejar mais ainda o futuro, praticando no presente as experiências adquiridas ao longo dos anos, acompanhando a atualidade sem tirar o pé das nossas origens, das nossas raízes. Aqui na terra de Santa Cruz/RN, Estamos prestes a concretizar a implantação do conselho municipal de cultura, o Plano Nacional de Cultura agora é Lei, e nós Trabalhadores da cultura somos os mais interessados para que estas iniciativas realmente tenham sucesso.